Você sabe para que serve um Currículo Lattes?

27/07/2023 13:40

O que é?

É um currículo mais específico, voltado para alunos e pesquisadores, qualquer pessoa pode acessar basta ter o nome completo do aluno/pesquisador.

Permite reunir experiências acadêmicas em um ambiente virtual, foi criado pelo CNPq, ou seja, é um padrão brasileiro.

Para que serve?

Ele é importante porque podemos narrar nossas experiências acadêmicas, permite que o aluno/pesquisador concorra a vagas acadêmicas ou de pesquisa se inscrevendo com o esse currículo.

DICA

Faça nas primeiras fases do curso e mantenha-o atualizado, pois é mais fácil registrar as experiências conforme elas vão acontecendo…

O que colocar?

Membro de algum grupo de pesquisa; contemplação de bolsa, parcial ou integral; atuação voluntária em projeto científico; publicação em revista científica; intercâmbio ou trabalho acadêmico no exterior; desenvolvimento de trabalhos na área científica; escrita de livros ou capítulos de livros na área.

Como fazer?

1. Tenha em mãos os seus documentos pessoais, diplomas e certificados
  2. Antes de fazer o cadastro, reúna todas as informações e documentos que serão utilizados
  3. Acessar o site da Plataforma Lattes (lattes.cnpq.br), clicar em Cadastrar novo currículo
  4. Preencher os dados básicos de cadastro e criar uma senha
  5. Preencher os dados relativos às informações pessoais. Os dados devem ser iguais aos registrados na Receita Federal
  6. Submeter o seu currículo Lattes. Dentro de um prazo de 24 horas, o currículo estará na Plataforma Lattes. Qualquer nova atualização leva 24 horas para aparecer no currículo.